Arquivo do blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O método BLW

A sigla BLW refere-se a "Baby Led Weaning", termo proposto por Gill Rapley em 2008, na publicação de seu primeiro livro "Baby Led Weaning: helping your baby to love good food". 

Embora a tradução de "weaning", no inglês americano, seja "desmame" - ou seja - interrupção da amamentação, dentro do contexto e de acordo com o significado britânico, a tradução mais apropriada para o termo é "introdução de alimentação complementar". Desta forma, em português, o termo BLW significa "Introdução de alimentação complementar guiada pelo bebê". 

Apesar de parecer complicado, o método nada mais é do que uma descrição de técnicas que algumas mães já vinham praticando há anos, utilizando apenas o velho bom-senso. Assim, descreve uma maneira simples de iniciar a alimentação complementar dos bebês, permitindo que eles se alimentem sozinhos - não há oferta de alimento com a colher e nem oferta de purês. O bebê é posicionado sentado junto com a família e participa da alimentação quando estiver pronto, alimentando-se independentemente com as próprias mãos e posteriormente, após a aquisição de habilidades necessárias, com os talheres. 

As principais vantagens do BLW:

- permite que os bebês explorem sabor, textura, cor e cheiro dos alimentos;
- encoraja independência e confiança;
- ajuda a desenvolver a coordenação visual-motora e as habilidades de mastigação;
- reduz a probabilidade das crianças virem a ter algum tipo de frescura com a comida, tornando menos frequentes as "batalhas" travadas na hora da refeição.

De acordo com a autora, todos os bebês SAUDÁVEIS podem começar a alimentar-se sozinhos a partir dos seis meses, eles só precisariam da oportunidade. Este tempo coincide com o que preconiza a Organização Mundial da Saúde em relação à amamentação exclusiva até os seis meses do bebê, e complementar até os dois anos de vida da criança (ou mais).  

Segundo Rapley, o método considera o modo de desenvolvimento dos bebês no primeiro ano de vida, sendo que aos seis meses a MAIORIA dos bebês é capaz de sentar-se ereto, pegar objetos com as mãos e levá-los à boca e mastigar coisas, ainda que não tenham dentes. O que faz bastante sentido também, já que antes da resolução de 2003, a OMS antigamente preconizava a introdução de alimentos a partir dos 4 meses de idade. Assim, fazia-se necessário iniciar com purês, pois o bebê, aos quatro meses, não tem maturidade - nem do ponto de vista motor, nem do ponto de vista fisiológico - para receber alimentos na forma sólida. Intuitivamente, segundo a experiência da própria autora, aos seis meses, as mães costumavam iniciar a introdução de sólidos.



Nos próximos posts vamos discutir mais sobre o que tem se falado sobre o BLW na comunidade científica, minha experiência - como mãe e fonoaudióloga - com o método, e outras ideias que forem surgindo no caminho!

Espero que estejam gostando!



Aline


PS: Aproveita pra seguir a gente no Instagram! @tanahoradopapa




Fontes:

The Baby Led Weaning Blog - http://www.babyledweaning.com
The Rapley Weaning Leaflet - http://www.rapleyweaning.com/assets/blwleaflet.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário